Já estamos no final do ano, e sempre vem aquela pergunta: e o próximo ano, como vai ser? Se você já começou a avaliar 2018 e planeja organizar 2019, mas ainda não sabe por onde começar, podemos te dar um “empurrãozinho”. A organização é a chave para começar um novo ciclo com o pé direito. Listamos abaixo 3 dicas muito simples que vão te ajudar a se organizar para os próximos 365 dias (algumas horas e minutos).

Agendas

Sim as antigas e boas agendas de papel. Elas são ótimas para te auxiliar a organizar 2019 com mais facilidade. Antes das dicas, vamos abrir um parêntese, para registrar que após estudos, especialistas afirmam que escrever à mão ajuda a desenvolver o cérebro. Isso mesmo, em tempos de tablets, computadores, e smartphones, pesquisadores constataram que quem escreve uma informação à mão se lembra mais dela do que se tivesse apenas digitado. A escrita manual demanda mais esforço e concentração do cérebro.

 

Então ano novo sem agenda? Nem pensar! Elas são muito importantes para que você consiga ter foco no planejamento. Comece escolhendo o melhor tipo de agenda, isso é essencial para que você organize 2019 de forma dinâmica e assertiva para seu perfil. E sua agenda ainda pode ser personalizada para de deixar ainda mais motivado.

Tipos de agendas

Temos a agenda diária: que é aquela que possui um dia por página. Ela é mais recomendada para quem tem muitas atividades e projetos.

Agenda Semanal: essas oferecem uma visão da semana inteira, geralmente tem uma página para a semana e ao lado o espaço para as notas. Para quem tem pouca familiaridade com método de organização, é uma boa opção.

E também a agenda mensal: essas são menores e mais compactas, sendo fácil transportar em mochilas e bolsas. Elas são práticas, mas recomendadas para pessoas bem objetivas que desejam apenas anotar os compromissos.

No entanto, você não precisa escolher ficar com as três, escolha somente uma que mais te atende diariamente.

Escolhido o tipo de agenda, para começar a organização 2019, deve-se registrar aquilo que não deu certo no ano anterior.  Os erros do planejamento passado podem ser as metas de melhoria para o futuro. Importante também lembrar suas conquistas. Anote também os pontos positivos para os repetir e ou aprimorar.

 

Feito isso, já marque as datas importantes do ano, como aniversários de amigos e familiares, dia de casamento, viagens já marcadas etc. Anote também as atividades e projetos que deseja iniciar com data de início, lembretes após um curto período, e uma data mais distante para avaliação do andamento e rendimento.

 

Ilustrar sua agenda é outra ótima estratégia para te motivar. O nosso olhar é muito importante para instigar nossa imaginação.  Então para organizar 2019 faça colagens de lugares, pessoas, trabalhos que te inspiram juntamente com anotações de metas. Ah, não se esqueça de que seu planejamento financeiro também deve estar bem registrado.

 

Calendários

Você seria capaz de viver sem marcar o tempo? Nós seres humanos temos grande necessidade de nos encontrarmos no espaço físico e social, e para isso usamos as datas e horas. Complementando a dica anterior, o uso de calendários também é essencial para te orientar a organizar 2019.

 

O calendário vai te ajudar na organização do grupo (família, escola, trabalho) e também individual, e se tiver dificuldade com as anotações, também pode personalizá-lo para te incentivar.

 

Na visão mensal você deve registrar seus compromissos já agendados ou aqueles que estão anotados na sua agenda como meta. Aniversários, idas ao médico, viagens, investimentos, renovação de contratos, etc.

Calendário mensal x semanal

No calendário mensal você também pode deixar organizadas as tarefas de cada um do grupo, por exemplo, as responsabilidades dos filhos e do marido. Ou as reuniões e treinamentos da equipe do trabalho. Nesse caso, deve-se optar por modelos maiores de calendários e que esteja disponível e de fácil acesso e visão para todos os envolvidos nas marcações.

 

Já o calendário de visão semanal, pode ficar acessível somente para você. Nele devem ser organizadas as rotinas diárias da semana, reuniões, festas e eventos. Anotações de compras e tarefas pendentes. É preciso ter disciplina para que todo novo compromisso seja prontamente registrado nesse calendário para não se esquecer de nada, e nem deixar de estar em algum lugar ou fazer alguma coisa por ter dois compromissos ao mesmo tempo.

 

Tem algum dia da semana que costuma ficar mais desanimado (a)? Anotar frases inspiradoras nessas datas é uma boa prática para organizar 2019 de forma a “prevenir” um possível dia ruim. Outra dica importante é fazer uso das cores nos calendários. Nosso cérebro assimila bem os tons, ou seja, o ideal é marcar cada tipo de compromisso/tarefa com uma cor diferente.

 

Post-it na organização 2019

Você pode até não se lembrar do que se trata pelo nome, mas com toda certeza já usou um. O Post-It é uma marca registada de um tipo de bloco de notas composto por pequenas folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores. Na tradução livre o significado de Post-it é “afixar” ou “colocar”.

 

Esses bloquinhos são excelentes opções para te ajudar a organizar 2019. Usados de maneira estratégica, eles vão te auxiliar a cumprir seu planejamento e ainda dar mais cor aos seus dias. Notem que acima foi citado o uso das cores para marcações, então é possível escolher várias cores de Post-Its para marcar seu calendário e agenda. Defina cores específicas para cada área, pode exemplo, azul para o financeiro, rosa para assuntos familiares, e amarelo para o trabalho.

Como usar no dia a dia?

Eles também podem ser usados como gatilhos de comportamento. Colocando lembretes de suas metas em lugares estratégicos, como por exemplo, algo sobre economizar dentro da carteira, alerta de alimentação na geladeira ou armários, se seu planejamento é iniciar uma dieta. Ao olhar para esses lugares com os bloquinhos colados, sua mente vai se lembrar da motivação para cumprir sua organização.

 

E aquele livro ou manual que costuma ser seu “guru” para várias situações? Use o Post-It para marcar seus principais pontos de consulta, como se fosse um glossário personalizado.

 

Mas atenção, esses bloquinhos têm tamanho reduzido por uma razão, não é para sair anotando textos grandes. Anote apenas o necessário porque vai consultá-los em momentos mais rápidos e corriqueiros. Escreva palavras de ordem que devem ser lembradas primeiras pela sua cabeça.

 

É sim possível organizar 2019 de forma mais simples e prazerosa com a adoção dessas simples práticas, e estar prontos para o novo ano.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe para ajudar na organização dos amigos. Não se esqueça de deixar sua opinião no artigo, sempre respondemos.

Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades. Facebook – Instagram