Se está pensando em montar um negócio, ou mesmo se já tem uma empresa que está precisando fortalecer a sua marca, os materiais gráficos com sua identidade visual são fundamentais. 

 

Mesmo com o grande uso dos produtos digitais, os materiais gráficos são de extrema importância para os negócios. Além de serem boas estratégias para fidelizar a marca e disponibilizar promoções, eles ainda oferecem uma comunicação interna e externa mais adequada e organizada.

 

Neste artigo, vamos dar dicas sobre os materiais gráficos básicos que qualquer empresa  precisa ter.

 

Cartão de visita

O cartão de visita é um dos principais tipos de materiais gráficos que os membros principais da empresa precisam ter. Não pense que com o uso cada dia mais constante de mensagens por e-mail e WhatsApp, essa formalidade corporativa saiu de uso. Pelo contrário, o cartão ainda será a primeira impressão do encontro pessoal com seu cliente. 

 

Ou seja, invista em um bom design de cartão. Ele é um item importante para a comunicação com seus clientes e fornecedores, e também para transmitir a ideia do seu negócio. Um cartão criativo, esteticamente bonito e atraente, faz com que quem o recebe, tenha o desejo de mantê-lo consigo. 

 

Na parte frontal, você pode escolher destacar a logo e ou elemento de destaque da marca. Já a parte de trás, deve ser usada para os seus contatos e informações principais como, por exemplo, o nome, e-mail, cargo, e endereço. Não é necessário colocar muito conteúdo, apenas o necessário.

 

Papel timbrado um dos mais antigos materiais gráficos

Um dos mais usuais materiais gráficos, deve fazer parte da identidade visual do seu negócio. Seja qual for sua área de atuação, toda empresa precisa trocar informações tanto internamente quanto externamente, com seus clientes e fornecedores. Para que essa comunicação seja feita de maneira mais profissional, o ideal é fazê-la por meio do papel timbrado que traga sua marca. 

 

O formato padrão de uma impressão de papel timbrado é o A4, mas que pode variar de acordo com suas necessidades. Esse é um material indispensável que não só deixa sua marca em evidência, como também reflete maior segura. Afinal quando enviar um documento importante, como orçamento ou nota, ficará garantido que a comunicação foi feita pela sua empresa. 

 

Envelope

É quase impossível falar que uma empresa não utiliza envelope. Semelhante ao papel timbrado, o envelope personalizado é um dos materiais gráficos básicos para reforçar sua marca, e transmitir a comunicação de forma mais profissional. Além de ser um item bonito, que poderá até mesmo ser usado pelos seus clientes em outras ocasiões, fora das negociações com o seu negócio, ele ainda poderá conter informações como, por exemplo, endereço e telefone de contato.

 

Ou seja, será um item que além de conduzir sua marca, certamente será guardado pelo consumidor, o que refletirá, na lembrança futura da sua empresa. Nesse caso, o envelope pode funcionar quase como uma embalagem (se o ramo do seu negócio, não oferecer esse serviço). De acordo com os estudos anuais da MeadWestCo, cerca de 60% dos consumidores compram novamente se a embalagem é funcional e 38% são fortemente influenciados por sua aparência.

 

Embora a maioria dos envelopes de empresas são em tamanho para documentos A4 ou A3, os envelopes personalizados não possuem um limite de tamanho. Eles podem ser feitos com medidas personalizadas para suas necessidades. 

 

Catálogo institucional e ou revista

Um catálogo ou revista (isso vai depender da sua área de atuação), também é um dos materiais gráficos muito importante para comunicar os valores, missão e objetivos do seu negócio. No ambiente virtual, os sites e páginas cumprem esse papel, mas no ambiente físico, quando receber a visita de algum cliente, fornecedor ou mesmo um novo colaborador, o impresso será o responsável por transmitir seus valores. 

 

Por meio do catálogo institucional ou da revista, é possível incluir diversas informações relevantes para quem deseja conhecer melhor o seu empreendimento, como a estrutura, serviços oferecidos, história, cases de sucesso e premiações.

 

Claro que, para passar uma boa imagem, é preciso ter um impresso bonito, bem elaborado e com uma impressão de qualidade. Invista em boas fotos, textos bem escritos e diretos, bons depoimentos e também na qualidade gráfica. 

 

Adesivos

Em uma empresa, os adesivos personalizados podem ter diversas utilidades. E não pense que eles são um daqueles materiais gráficos sem muita utilidade, porque não são. Eles podem ser feitos na forma de etiquetas personalizadas para identificar pertences, na forma de sinalização para ambientes, e ou até mesmo para lacrar documentos e pastas.

 

Para etiquetas de identificação você pode optar pelo adesivo de papel que cola em qualquer tipo de superfície. No caso de sinalização, principalmente para áreas externas, o mais indicado é o adesivo em vinil que resiste às ações do clima e não deixa resíduos ao ser descolado. Nas fachadas e ou portas internas de vidros, os adesivos também são bem usados. Neste segundo caso, principalmente para garantir a segurança das pessoas que transitam pelo local. 

 

Pastas

As pastas são um daqueles materiais gráficos que sempre serão utilizados em algum momento específico, seja para arquivar dados importantes, presentar algum cliente, ou mesmo montar kits para eventos. Quando elas vem com a marca da instituição, são um ótimo meio de divulgação. 

 

Você poderá ter em quantidades maiores um modelo de pasta mais básico para o dia a dia, e também opções mais bem elaboradas e sofisticadas para serem usadas em eventos, e também serem dados como brinde, acompanhadas de outros itens personalizados como, por exemplo, canetas, marcadores de livro, calendários e mouse pad. 

 

A Gráfica Koloro trabalha com a impressão de diversos tipos de materiais gráficos, e brindes personalizados. Somos especialistas em transformar seu sonho em impressão.   Se ainda tem dúvidas sobre a criação e produção dos materiais fale com a gente
Gostou das dicas? Então siga nosso Facebook e Instagram e confira todas as novidades.