Cada vez mais a preocupação com o planeta faz parte das nossas ações do dia a dia. Na prática, a sustentabilidade se define pela capacidade dos seres viverem dentro de um ambiente sem causar impactos ambientais negativos. Devido ao uso dos papéis o trabalho gráfico tem sido muito criticado. Mas antes de criar conceitos é preciso entender como uma gráfica funciona para desmistificar que o consumo de papéis destrói florestas.

Silvicultura

A Silvicultura é uma ciência aplicada para o cultivo de florestas, a fim de produzir madeiras e outros derivados para suprir as necessidades do mercado de forma a promover o uso consciente.

 

De acordo com o levantamento da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) de 2017, o Brasil tem 9,85 milhões de hectares de florestas plantadas, sendo 75,2% de eucalipto e 20,6% de pinus que são as árvores mais usadas para a produção do papel. 

 

É importante saber da existência da silvicultura para entender que uma gráfica não precisa destruir uma floresta para funcionar.

Papéis de reflorestamento

Reflorestar significa replantar florestas, ou seja, resgatar áreas devastadas e garantir a saúde do meio ambiente.

Comercialmente o reflorestamento ainda garante a matéria-prima sustentável, e trabalha para reconstituir a mata para que ela fique o mais parecido possível com seu estado natural.

 

A gráfica Koloro trabalha com papéis de madeira vindas de áreas de reflorestamento, o que reduz significativamente o impacto ambiental e garante o uso mais consciente das florestas. Ou seja, prezamos pela sustentabilidade e preservamos a qualidade das impressões sem destruir florestas.

Certificados FSC

A preocupação com o meio ambiente possibilitou que a gráfica Koloro seja uma das poucas gráficas de Belo Horizonte chancelada com o certificado FSC (Forest Stewardship Council). Sediado na Alemanha, o FSC é uma organização não governamental e sem fins lucrativos. Eles desenvolvem padrões regionais, nacionais e internacionais ligados à responsabilidade ambiental.

 

O certificado aprova que o material usado teve sua origem ambientalmente adequada, com benefícios sociais e econômicos. Ou seja, ao escolher um produto com o selo FSC, você estará optando por uma gráfica que respeita o meio ambiente e obedece aos padrões socioambientais.

Ações sustentáveis no funcionamento de uma gráfica

Além do uso de papeis de reflorestamento e adoção de padrões ambientalmente responsáveis.

Certamente toda gráfica ainda pode promover ações sustentáveis para contribuir com o meio ambiente.

 

O uso de equipamento com tecnologia avançada que ajudam a reduzir o consumo de energia e insumos, com menos geração de resíduos; Reciclagem com o reuso de matérias e descarte de componentes químicos em locais apropriados; E ainda promovendo a diminuição do uso de descartáveis são essenciais para promover a sustentabilidade.

 

A adoção de práticas sustentáveis, certamente, resultam a médio e longo prazo em uma nova perspectiva de valores.  Trabalhando para a manutenção dos recursos naturais podemos idealizar uma melhor qualidade de vida para todos.

 

Gostou de conhecer um pouco mais do funcionamento de uma gráfica sustentável? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe com os amigos. FacebookInstagram